O 1º Satélite artificial lançado no espaço


    Salve salve meus camaradas, tudo em ordem? Galera esse post será muito especial pra vocês aí que estão vendo, porquê vou mostrar o 1º satélite artificial lançado ao espaço, antes de mais nada, gostaria que vocês dessem uma passadinha lá no meu canal que é o canal "Deivid França". Então sem mais delongas e mimimi e vamos ao foco.


    O 1º satélite lançado ao espaço, foi o tal do SPUTINIK 1 ou Спутник-1, que foi lançado em 04 de Outubro de 1957 pela União Soviética, o SPUTNIK era nada mais e nada manos que uma pequena esfera de alumínio, por incrível que pareça né, essa esfera de alumínio devia de pesar 83,6 kg mais ou menos e tinha 50 cm de diâmetro, mas naquela época isso parecia ser uma coisa promissora e revolucionária, mas esse satélite não foi um satélite qualquer, porquê foi uma novidade que entrou pra história do espaço.

  Foto do SPUTNIK em 1957

    O mais curioso disso era que a União Soviética estava mais conhecida em assuntos espaciais, que os Estados Unidos nessa época, por causa dos variados projetos espaciais da União Soviéica, que inclusive a União Soviética com os Estados Unidos estavam passando por uma situação chamada guerra "fria", isto é, os dois países estavam disputando as altas tecnologias, incluindo o setor da tecnologia aeroespacial, essa guerra durou até a extinção da União soviética, que aconteceu em 1991. E nesse lançamento desse satélite ficou tanto na mídia, que até aquele jornal impresso famoso chamado "The New York Times" teve uma edição, explicando sobre esse satélite, que ficou tão conhecido, por ser o 1º satélite lançado ao espaço.

Imagem do Jornal The New York Times

    O SPUTNIK tinha uma função de "beep", ou seja, um sinal de rádio e qualquer rádio amador poderia sintonizar a esses ruídos chamados de "beep" OBS: (A frequência do sinal de beep era de 20,005 e 40,002 MHz) e esse satélite tinha uma bateria que era a energia do satélite e o foguete que ajudou nessa missão, foi o FOGUETE SPUTNIK porque não adianta ter um satélite pronto, sendo que não tem foguete para lançar o projeto e outra coisa também que esse foguete que lançou o SPUTNIK, era movido a Oxigênio Líquido e Querosene, ou seja, até hoje a Rússia utiliza esses materiais para mover os foguetes em todas as suas missões espaciais e essas coisas do gênero.


Foto do desenvolvimento do SPUTNIK
    
    O SPUTNIK permaneceu por alguns meses em órbita da Terra, até ele cair, mas mesmo assim esse objeto foi um verdadeiro símbolo para a história do espaço e essa permanência do satélite em órbita da Terra, foi de aproximadamente 06 meses mais ou menos, mas não é só isso, mesmo ele sendo o 1º satélite a orbitar a Terra, ele ofereceu a primeira oportunidade de estudar os meteoritos e foi assim talvez que se começou essa evidência de busca desses corpos celestes.

    Enfim é isso pessoal isso foi mais um post que deu um puta trabalho pra fazer, mas mesmo assim, valeu a pena, muito obrigado por ver isso, porquê isso é uma coisa que dá muito trabalho para eu fazer uma espécie de resumo, tirado com base de pesquisas em livros e principalmente no WIKIPEDIA, mas então vou ficando por aqui e até à próxima! 😉

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.